23/01/2023 | Jundiaí
Jundiaí Mutirão de cirurgias eletivas começa no HU

“Cuidar da saúde da população de Jundiaí sempre foi, é e continuará sendo uma prioridade no nosso governo. Esperamos que, em breve, todos que aguardam por esse momento sejam finalmente atendidos, que realizem suas cirurgias o quanto antes. Por meio de uma ação conjunta com o Estado, não estamos medindo esforços para isso”, diz Luiz Fernando Machado. A organização do mutirão é do HSV, com a parceria de outras instituições, com investimento de R$ 20 milhões.
“O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva da Prefeitura com apoio do Hospital Universitário. Há uma demanda importante de cirurgias ortopédicas que ficou reprimida devido à pandemia e, para resolver isso, o HU está organizado e fará todas as cirurgias. Enquanto Hospital Universitário, entendemos que esse é o nosso papel”, explica o ortopedista e superintendente do hospital, Itibagi Rocha Machado.
O mutirão de cirurgias eletivas tem por objetivo equalizar a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidades represados por conta da pandemia da Covid-19, e a expectativa é que no prazo de um ano sejam realizadas três mil cirurgias de diversas especialidades como gerais, urológicas, de aparelhos digestivos e circulatórios, além de ortopédicas, inclusive com próteses.
Justamente o caso da D. Ana Silva, que aguardava por essa cirurgia no quadril. Ela conta que havia um desgaste muito grande na região e que sentia muita dor ao realizar tarefas simples do dia a dia, como passar pano na casa e até mesmo para se levantar ou se agachar. “Espero uma boa melhora para poder andar direito, caminhar, cuidar dos meus afazeres. Foi uma benção de Deus”, diz.
O mutirão é realizado por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí com o Hospital São Vicente de Paulo. Os procedimentos, no entanto, acontecem em hospitais conveniados pela própria instituição de saúde, como o próprio Hospital Universitário. E os pacientes são encaminhados da rede municipal de saúde, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios.