05/01/2022 | Itupeva
Médico da rede de Saúde alerta sobre cuidados na prevenção de síndromes gripais em Itupeva

Mesmo antes da pandemia do Coronavírus era essencial estar atento aos sintomas de gripe. Mas agora a situação é outra, como explica o infectologista Marco Aurélio Cunha de Freitas, do Hospital Municipal. “Com o início dos sintomas, a pessoa pode até se automedicar com Dipirona ou Tylenol, para passar o mal-estar. Além disso, é preciso ficar em alerta para outros sintomas, como falta de ar, que indica agravamento. Quando isso acontecer é necessário procurar ajuda médica”, disse o infectologista.
O Coronavírus e as síndromes gripais apresentam sintomas similares: tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço. “Por isso, em Itupeva, todas as pessoas que procuram por atendimento médico são testadas para a Covid. É quase impossível diagnosticar apenas pelos sintomas, já que são parecidos”, explicou.
Ainda segundo o infectologista, manter os cuidados são essenciais para evitar a propagação da doença. “As medidas protetivas são essenciais. Algumas delas são a própria vacina contra a Covid-19, considerando também a dose de reforço, o uso da máscara e a higienização das mãos”, comentou.
Está com sintomas? Saiba onde procurar atendimento:
A Prefeitura de Itupeva implantou o atendimento da Unidade Respiratória todos os dias das 7 às 19 horas, em uma sala no antigo prédio da Unidade Sentinela, na rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 176 (ao lado do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo), no Jardim São Vicente.
Já o atendimento para o público infantil é no Hospital Municipal de Itupeva. Ali também são os atendimentos de urgência e emergência para o público adulto.
Além disso, as Unidades de Saúde atendem de segunda a sexta. Informe publicitário.