05/01/2022 | Várzea Paulista

Após cobrança do Prefeito, UPA prepara ala exclusiva para sintomas gripais em Várzea Paulista

Após o prefeito Professor Rodolfo determinar à Unidade Gestora Municipal de Saúde que tomasse providências para que fosse implantada uma ala exclusiva para atendimento dos pacientes com sintomas gripais em Várzea Paulista, as ações e adequações já iniciaram na manhã dessa segunda-feira (03).

Essa ala especial está sendo montada no local onde ficava o CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento), ao lado do Hospital Dr. Alcípio. O CTA agora está no segundo andar do prédio. Além das adequações das salas, uma tenda também está sendo instalada.

Embora, o grande surto de gripe H3N2 que todo o país vem enfrentando esteja aumentando de forma significativa o fluxo de pacientes, o Professor Rodolfo também ordenou mudanças na forma de atendimento, para que o serviço seja feito com mais rapidez e qualidade. Esse tipo de atendimento cresceu mais de 300% nos últimos dias na UPA de Várzea Paulista, e embora não evoluam para casos mais graves, esse aumento de contágio do H3N2 vem causando impacto significativo no tempo de atendimento aos pacientes, não só nos hospitais, UPA´s e UBS´s públicos, como também em particulares.

Saúde reitera os cuidados contra a gripe

Para evitar pegar qualquer tipo de gripe, os cuidados são os mesmos contra a Covid-19: máscara de proteção; higienização constante das mãos (com água e sabão, ou álcool); evitar aglomeração; evitar levar as mãos a olhos, boca ou nariz fora de casa; e, sobretudo, a vacinação. Caso tenha suspeita de gripe, a primeira recomendação é se hidratar bastante.